Direito de Família na Mídia
Famílias participam de programa de orientação para adoção
21/11/2016 Fonte: TJESFamílias de Viana participam, nos próximos dias 28 e 30/11 (segunda e quarta-feira), de Programa de Orientação e Preparação para Adoção. A preparação acontecerá no Fórum Juiz Olival Pimentel e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Segundo a assistente social Thatiane Teixeira Silva Franco, além de ser um pré-requisito para a adoção, o curso permite que os candidatos tirem suas dúvidas, quebrem paradigmas, e até optem por adotar crianças mais velhas ou grupos de irmãos.
Além dos assistentes sociais e psicólogos da equipe técnica da unidade judiciária, o evento terá a contribuição de profissionais que trabalham com acolhimento institucional e na Secretaria de Assistência Social do município; além do apoio do Ministério Público Estadual.
Durante os encontros serão abordados temas como: o processo de habilitação à adoção, os aspectos psicológicos da adoção, a política de proteção social e o contexto do acolhimento institucional.
Pessoas maiores de 18 anos, independente de estado civil, podem adotar. O pretendente deve ser, pelo menos, 16 anos mais velho do que a criança ou adolescente adotado. Para adoção conjunta também é indispensável que os adotantes sejam casados civilmente ou mantenham união estável, comprovada a estabilidade da família.
O programa preparatório é pré-requisito para a adoção. Mas, o primeiro passo para adotar é procurar o Juizado da sua cidade para inscrição no cadastro de habilitados. Em seguida, o interessado deverá se submeter a avaliação psicossocial e aguardar o deferimento ou indeferimento pela autoridade judiciária. Após o cadastro e a habilitação, o pretendente deverá aguardar a oportunidade de conhecer uma criança ou adolescente com o perfil desejado.